Exatamente o que fazer quando um membro da equipe sai

Exatamente o que fazer quando um membro da equipe sai


É o pesadelo de todo gerente. O dia em que você está investindo, mentorando e treinando decide pilotar a cooperativa para pastos mais verdes.

Nós sabemos que isso é inevitável. À medida que os membros de nossa equipe crescem em suas carreiras, eles podem se ramificar além do que está disponível para eles em sua função ou empresa atual. Às vezes, o que eles estão procurando não é algo que possamos oferecer. Esses movimentos também fazem parte de uma tendência maior: as pessoas trocam de emprego com mais frequência do que nunca agora.

Então, quando alguém compartilha notícias de sua renúncia, veja como lidar com isso com graça e apoio, para que eles saiam com uma impressão duradoura de você e da organização.

SEJA SOLIDÁRIO

Felicite-os por seu novo show e nova oportunidade. Eles trabalharam duro para chegar a esse ponto. Mesmo se você quiser que eles fiquem, honre que eles tenham feito algo grande em sua carreira, com você ao lado deles. Agora é hora de deixar o pássaro voar.

AGRADEÇA A ELES

Lembre-se de todas as coisas que eles contribuíram para sua empresa. Destaque as qualidades que você admira nelas. Agradeça-os pelo tempo que dedicaram à sua equipe e, se isso for verdade, que eles saibam que você gostou de trabalhar com eles.

SER CURIOSO
Agora que você deixou claro que é solidário e grato, é seguro ficar curioso sobre o que eles estão empolgados em seguir adiante. Este também é um bom momento para pedir informações sobre o que não estava funcionando bem em sua função atual.

Tenha em mente que eles podem não estar prontos para compartilhar qualquer feedback com você no momento, mas abrir a porta para obter a opinião deles antes de sair pode ajudar você e sua equipe a longo prazo. O ideal é que eles estejam abertos a compartilhar com você, mas não se surpreenda se nada de concreto resultar disso. Muitos funcionários que partem estão relutantes em compartilhar qualquer feedback negativo em sua saída por medo de queimar pontes. Se for esse o caso, procure o que os atraiu para sua nova função, para que você possa avaliar se isso é algo que você poderia ter oferecido, mas não conseguiu, ou não.

AVALIE SEU INTERESSE EM PERMANECER
Às vezes, um funcionário fica insatisfeito, mas não está realmente pronto para sair. Eles podem querer ficar, mas temem que as oportunidades que estão procurando não existam em sua equipe. Outras vezes, esperam um aumento salarial e veem a oferta de emprego como uma tática de negociação. Certifique-se de entender se eles realmente querem sair ou se há espaço para explorar mudanças na equipe, na função ou no pagamento que podem mudar sua opinião. Eles estão abertos para ficar? Há mais remuneração ou uma oportunidade diferente dentro da equipe que possa atender às suas necessidades? Uma mudança na geografia? Se eles estiverem abertos, continue a conversa.

HONRE SUA DECISÃO FINAL
Se eles renegam a oferta que eles fizeram ou se comprometem a deixar a empresa, honrem sua decisão e assumam que é o caminho certo para eles. Se eles estiverem indo, planeje uma reunião de despedida para agradecer a essa pessoa pelo seu trabalho árduo.

PERMANEÇA DISPONÍVEL PARA ELES PELO RESTANTE DO TEMPO NA EMPRESA
Não cancele reuniões one-on-one só porque elas estão saindo. Você quer continuar sendo solidário enquanto eles fizerem parte de sua equipe. Este é um sinal de respeito e a coisa certa a fazer. Nos nossos círculos profissionais cada vez mais em rede, também é a coisa inteligente a fazer. Você nunca sabe: eles podem ser seu chefe algum dia.

NÃO SEJA DURO CONSIGO MESMO
Lembre-se de que, quando alguém sai, isso nem sempre significa que fizemos um trabalho ruim (apesar de definitivamente investigar o que está causando a partida deles). Às vezes isso pode significar que fizemos um ótimo trabalho preparando-os para o próximo, e eles estão prontos para oportunidades maiores e melhores graças a você, que podem não estar disponíveis para eles em sua empresa atual. Se suas necessidades pudessem ser atendidas em sua equipe, considere isso como uma oportunidade de aprendizado. Pense em como você pode apoiar melhor sua equipe existente e como definirá a próxima pessoa nessa função para o sucesso. E então, é hora de seguir em frente.

Veja matéria completa:fastcompany.com//