O futuro do trabalho depende desta harmonia e você pode se preparar

O futuro do trabalho depende desta harmonia e você pode se preparar

Futuro do trabalho ou trabalho do futuro? Vocês devem estar se perguntando se existe diferença entre um e outro. A resposta é sim. E ela é crucial.

Muitas vezes, o “futuro do trabalho” é apenas um exercício de extensão do presente, no qual se apresentam cenários que simulam como a tecnologia vai impactar cada profissão. Quando solicitamos análises desse tipo, sempre projeta-se que, daqui a certo tempo, uma tecnologia será utilizada em determinada função.

Nesse pensamento, não se costuma levar em conta a interação humana — e, quando ela entra em cena, é apenas para mostrar as piores versões da relação entre homens e máquinas.

O “trabalho do futuro”, no entanto, vai além das previsões de ficção científica. Engloba o uso das inovações tecnológicas e avalia de que maneira nós, humanos, seremos aprimorados pela tecnologia — e qual será o progresso que surgirá de nosso encontro com as máquinas.

Há, nesse caso, o pensamento de que haverá um autodesenvolvimento por meio das experiências sociais e um aprimoramento pessoal que surgirá devido à parceria com a tecnologia.

Veja matéria completa:exame.abril.com.br//